"Eu Sou Maria", de Clara Linhart, estreia no Festival do Rio em 11 de outubro


"Eu Sou Maria", filme dirigido por Clara Linhart, produzido pela Autoria C e Capuri e distribuído pela Elo Studios, terá sua estreia na 25ª edição do Festival do Rio, em 11 de outubro. No dia seguinte, o longa terá uma sessão aberta ao público, seguida de debate, com participação da diretora; dos produtores, Sonia Rodrigues e Eduardo Rezende; dos atores, Nubia Mauricio e Ruan Aguiar; e da ONG Solar Meninos de Luz.


O longa-metragem gira em torno de Maria (Nubia Mauricio), uma adolescente de 15 anos que reside em uma favela com sua mãe, Célia, e seu irmão Anderson. Embora o destino para uma jovem mulher da favela seja frequentemente traçado de maneira tradicional, Maria nutre um sonho: estudar em um colégio forte. Determinada a perseguir essa meta, Maria se lança em uma competição de redação em uma renomada escola particular da Zona Sul.

 

"Encontrei na atriz Nubia Mauricio a determinação que a personagem de Maria precisava para suportar ficar dois anos naquela escola. Juntas, construímos uma Maria persistente, embora abalada e ferida, jamais desiste de seus desejos - seja por uma vida distante da rotina na favela, seja por sua coragem em expressar seus pensamentos ou até mesmo beijar o vilão da escola. Dirigir este filme foi uma experiência incrível. Contar com a confiança da autora Sonia Rodrigues e dos produtores Sonia Rodrigues, Eduardo Rezende e Thiago Mascarenhas foi uma honra. Tive o privilégio de trabalhar com uma equipe de sonho e um elenco excepcional. Sinto-me profundamente agradecida e espero que o público também se encante com nossa obra", diz Clara Linhart, diretora do longa.

 

"O filme retrata questões sociais importantes, como a falta de uma educação pública de qualidade, o que obriga jovens talentosos a enfrentar longas jornadas diárias no transporte e bullying para estudar", conta Sonia Rodrigues, produtora do filme.
 

Com estreia nos cinemas prevista para 30 de novembro de 2023, "Eu Sou Maria" é produzido pela Capuri e Autoria, com coprodução do Telecine e apoio da Globo Filmes, e conta com nomes no elenco como Nubia Maurício, Cleo Pires, Clara Moneke, Daniel Dantas, Izabela Machado, João Victor, Drico Alves, Milena Melo, Duda Del Luca, Rafaela Alvittos, Ruan Aguiar, Léo Scasciotti, Pedro Henrique Ferreira e Maju Alves.
 

Exibições no Festival do Rio

11 de outubro, às 20h45 - Estação Net Gávea

12 de outubro, às 19h - Estação Net Rio (seguida de debate)


O filme também está confirmado na 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.


Sinopse

Maria tem 15 anos, mora com a mãe, Célia, e o irmão Anderson numa favela de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Ela quer mais do que o destino tido como tradicional para uma jovem mulher da favela. Maria deseja estudar em um colégio "forte". Ela participa de um concurso de redação em uma renomada escola particular da Zona Sul. Seu texto impressiona a banca de avaliação e ela é aprovada. Além de Maria, dois adolescentes também ganham bolsas: Zilton, 16, seu vizinho e amigo e Aline, 15, garota estudiosa, mas influenciável. Embora tenham passado no concurso, os três têm um grande desafio pela frente: manter suas notas altas, provar que merecem estar ali e se adaptar a um mundo de privilégio que nunca pertenceu a eles.

 

Ficha Técnica

Produção: Autoria e Capuri

Coprodução: Telecine

Produtores: Sonia Rodrigues, Eduardo Rezende, Thiago Mascarenhas, Luisa Noel

Direção: Clara Linhart

Roteiro: Sonia Rodrigues

Direção de Fotografia: Bacco Andrade

Direção de Arte: Ananias De Caldas

Trilha Musical: Daniel Simitan

Montagem: Thiago Arruda

Som Direto: Antonio Grosso

Figurino: Alex Brollo

Maquiagem: Helena D'Araujo

Direção de Produção: Lucas Rossi

Direção de Elenco: Raoni Seixas e Cristina Bethencourt

Produção de Finalização: Marx Braga

Pós Produção de Som: Vinicius Leal e Jesse Marmo

Coloristas: Hebert Marmo e Anuar Marmo

 

Elenco:

Nubia Mauricio, Drico Alves, Milena de Melo, Pedro Henrique Ferreira, Izabela Machado, Ruan Aguiar, Clara Moneke, João Victor Silva, Maju Alves, Samuel Scasciotti, Duda del Duca, Raphaela Alvittos, Deiwis Jamaica, Márcio Mariante, Ezequiel Vasconcelos, Daniel Dantas, Cléo, Edmilson Filho, Pablo Sanábio.

Andre Guilherme
Andre Guilherme

É Andre, sem acento mesmo. Adoro implicar com a Marvel, então já sabe, se ficar bravo é pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário